Conheça um pouco mais sobre os tipos de softwares

software

Para garantir a sobrevivência no competitivo mercado de hoje, o empreendedor, seja ele prestador de serviços ou de qualquer segmento comercial e industrial, tem que recorrer à tecnologia da informação.

Envolvendo o processo de gestão, inúmeros softwares garantem a redução de custos, organização e controle de todos os setores da empresa, seja ela de qual porte for. Para micros, pequenos, médios e grandes empresários, há sempre um programa adequado.

O termo inglês “software” foi usado pela primeira vez em 1958 em um artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey, também responsável por introduzir o termo “bit” para designar “dígito binário”.

Em síntese, os softwares podem ser classificados em três tipos: de sistema, programação e aplicação. O software de Sistema é o conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador que permite a interação entre usuário e os periféricos do computador através de uma interface gráfica. Engloba o sistema operativo e os controladores de dispositivos (memória, impressora, teclado e outros).

Já o software de Programação é o conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas informáticos, geralmente usando linguagens de programação e um ambiente visual de desenvolvimento integrado.

Por fim, o de Aplicação são aqueles programas de computadores que permitem ao usuário executar uma série de tarefas específicas em diversas áreas de atividade como arquitetura, contabilidade, educação, medicina e outras áreas comerciais. São ainda os videojogos, as base de dados, os sistemas de automação industrial, etc.

Há ainda o conceito de software livre, que remete para um programa que dá liberdade ao utilizador, permitindo que ele o estude, modifique e compartilhe com outras pessoas. Para isso, é preciso que o utilizador possa aceder um código-fonte, para mudá-lo conforme as suas necessidades.

Fale conosco, com certeza temos o software adequado para você aprimorar seu negócio e acelerar seus lucros.

 

Deixe um comentário