Computação Social: tecnologia e inovação visando o desenvolvimento dos negócios

IoT-Graphic-810x370.png

A palavra do momento é compartilhar. Muitas mudanças estão ocorrendo no relacionamento dentro e fora das empresas, ou seja, uma nova postura está surgindo. Será que as empresas mudarão de postura para acompanhar o desenvolvimento das pessoas? O administrador e especialista em gestão de negócios, coordenador do curso de administração da Faculdade Santa Terezinha – CEST, consultor, palestrante e professor, Matheus Foureaux Abras, fala sobre este tema.

Aplicações na área tecnológica estão cada vez mais frequentes no nosso cotidiano, principalmente dentro das empresas que enfrentam mudanças constantes, almejando aumentar suas receitas.

c_94_94_600

Diante disto, a colaboração emerge como um tema atual, por meio de comunidades virtuais, fóruns, blogs e todos os outros meios que se utilizam de recursos relacionados à tecnologia e inovação, no sentido de criar um diferencial para se buscar a vantagem competitiva, cada vez com um prazo mais curto, devido às inovações em todos os campos, contudo, onde entra a computação social nas empresas?

A segunda geração da World Wide Web, a Web 2.0, reforça o conceito de redes sociais e a colaboração entre os internautas, levando o ambiente on-line a tornar-se mais dinâmico e compartilhado. Mas o que isto tem haver com a computação social? E com a tecnologia e inovação?

Muito se pensa em reduzir custos, aumentar a qualidade e focar no cliente, no entanto, criar relevância sobre o perfil do posicionamento que a empresa deseja sem perder competitividade é um desafio e requer inovação. Por este motivo, a computação social, a tecnologia, a web semântica, a gestão do conhecimento e da informação, visam incluir um maior uso de documentos eletrônicos e videoconferências, dentre outros meios, pois segundo a Gartner(1), a computação social é uma consequência da mudança na postura dos trabalhadores, criando redes de compartilhamento e software sociais, buscando promover a cidadania, a inclusão digital, a informática social e abranger diversos fundamentos e modelos dentro da Ciência da Computação, Inteligência Artificial e das Tecnologias da Informação para permitir e facilitar seu uso na rotina das pessoas. Já parou para pensar como será o futuro de uma empresa? Ela acompanhará a tendência das pessoas?

videoconferencia-1144x563

  • Gartner, Inc. is the world’s leading information technology research and advisory company – gartner.com

Parceria entre tecnologia e contabilidade beneficia os negócios

O mundo contábil é complexo, porém necessário. Com o desenvolvimento dessa área no mundo corporativo e a inclusão de ferramentas de gestão, surge a necessidade de coletar, elaborar, analisar e fornecer informações com agilidade, qualidade e quantidade. Para se ter uma boa visão da empresa, são necessárias várias informações, de diversos setores e tipos praticamente em tempo real. Ainda mais nesse mundo globalizado e competitivo atual, onde não se pode perder tempo nas decisões e nos negócios.

Para contribuir com o gerenciamento das informações contábeis, a informática surge como uma parceira de grande valor. Tarefas que levavam horas, às vezes até dias, são realizadas em questão de minutos. Relatórios complexos e completos são elaborados e emitidos facilmente, como, quando e quantas vezes forem necessárias. Erros de cálculo e falhas semelhantes são evitados e/ou reduzidos.

empresas.png

Muitas ferramentas surgem a cada ano e, além das tarefas básicas, tradicionais da contabilidade, a informática oferece novas opções e novos recursos que a tornam mais eficiente e útil. Também oferece vários recursos de comunicação e informação, que enriquecem o trabalho da contabilidade e a mantém atual com relação às técnicas de trabalho, legislações e outras informações necessárias.

Hoje, com o desenvolvimento tecnológico houve a substituição dos “velhos livros” por arquivos e dados eletrônicos. Reduz-se o volume dos arquivos e permite mais segurança no armazenamento dos dados e facilita possíveis consultas. Existem softwares específicos para o registro e controle de notas fiscais (tanto entrada/compra quanto saída/venda), para o registro e controle dos funcionários, ou seja, da parte trabalhista, para registro e controle patrimonial (setor contábil), para a elaboração de relatórios, informativos aos órgãos competentes, impostos, tributos e contribuições e várias outras funções e recursos relacionados à contabilidade.

Na área fiscal, mais especificamente sobre registro e controle de notas fiscais, o software minimiza a quantidade de erros, pois o próprio sistema efetua os cálculos. Há muito mais segurança nos registros, realizados de forma organizada, rápida e eficiente. Todos os impostos, tributos e contribuições relacionados às notas fiscais, são elaborados e entregues para pagamento dentro do prazo evitando maiores complicações paras empresas e para os contabilistas.

E para facilitar o trabalho no setor trabalhista, os softwares registram os dados cadastrais das empresas e de seus funcionários, além dos dados informados no dia a dia, como afastamentos, atestados médicos, horas extras, abonos, etc. Praticamente todas as atividades do setor são efetuadas e controladas automaticamente pelo sistema, bastando apenas informar os dados e efetuar uma simples conferência. Estes módulos elaboram relatórios e informativos obrigatórios e úteis (necessários) como folhas de pagamento (holerite) e informações relativas ao fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS).

Tudo isso é possível graças ao avanço tecnológico que otimiza o trabalho, reduz o tempo e custos envolvidos na operação. Você também pode ter essas facilidades por conhecer nossas soluções em tecnologia e informação para as áreas fiscais e contábeis!

Flat design concept mobile apps phones in hands of the people

MARIANA PAJUELO  – Com informações do site: ww.artigonal.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s