XML e NF-e e Suas Reais Importâncias

Imagem-2-Como-emitir-nota-fiscal

Imagem ilustrativa

Nota fiscal é um assunto que gera muitas dúvidas. Em se tratando de códigos então, nem se fala. Nessa matéria você ficará inteirado do que é XML e NF-e e saberá a importância desses itens na gestão de uma empresa.

A NF-e significa Nota Fiscal Eletrônica e foi estabelecida em outubro de 2015 em todo o território brasileiro, tornando o processo de emissão de notas fiscais mais rápido e menos burocrático para os empresários.

A diferença para as antigas notas é que a NF-e fica armazenada eletronicamente, em formato XML, e a validade dela é garantida por meio de assinatura digital. Dentre as vantagens estão a redução nos custos de impressão de documentos fiscais, melhor gerenciamento de notas emitidas e o incentivo ao comércio eletrônico de novas tecnologias.

 

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

nfe

Imagem Ilustrativa

É um documento eletrônico que tem como objetivo documentar eletronicamente as transações comerciais entre pessoas jurídicas. A NF-e permite a transferência e o armazenamento on-line de documentos e confere mais segurança e eficiência na fiscalização executada pela Receita Federal.

Para realizar a emissão dela é necessário ter certificado digital para a autenticação do documento fiscal e um software emissor.

 

XML 

XML

Imagem Ilustrativa

O arquivo XML (Extensible Markut Language – Linguagem Extensível de Marcação Genérica) é a versão digital da nota fiscal e corresponde ao padrão nacional de escrituração fiscal. Funciona assim: após a validão da NF-e o emissor disponibiliza ao comprador a nota fiscal nos formatos PDF e XML que pode ser enviada por e-mail de forma automática, caso o emissor possua algum sistema que permita isso. Apenas o envio do XML é obrigatório.

O XML da NF-e possui validade contábil/fiscal – no mínimo cinco anos – e precisa ser guardado durante esse tempo legal estipulado. O não armazenamento pode acarretar em autuações e multas para a empresa.

Gerado a partir da emissão da NF-e, o arquivo XML cumpre também o papel de comprovar a faculdade sobre o bem ou serviço adquirido, é por intermédio dele que o Governo pode verificar os detalhes sobre as transações efetuadas.

 

Pronto, agora que você entendeu sobre NF-e e XML é fundamental aplicar o uso deles para manter o seu negócio de acordo com o que prescreve a lei e preservar uma gestão legal e eficiente.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s